O 8º Batalhão da Policia Militar realizou nesta terça feira (17), a Solenidade de aniversários de 184 anos de criação da Policia Militar na Bahia.O evento contou com a presença de diversas autoridades Civis, Militar,Marinha,Aeronáutica, Delegados de policia Civis e Personalidades da nossa sociedade,empresários, Políticos.
A POLÍCIA MILITAR DA BAHIA, criada oficialmente por Decreto do Imperador D. Pedro I, datado de 17 de fevereiro de 1825, “que manda organizar na Cidade da Bahia um Corpo de Polícia” nos termos seguintes:“Sendo muito necessário para a tranqüilidade e segurança pública na Cidade da Bahia, a organização de um corpo, que sendo-lhe incumbido aqueles deveres de responder imediatamente pela sua conservação e estabilidade: Hei por bem: mandar organizar na Cidade da Bahia um Corpo de Polícia, pelo plano que com este baixa, assinado por João Vieira de Carvalho, do meu Conselho de Ministros e Secretários de Estado dos Negócios da Guerra”.
Desta forma, a Policia Militar da Bahia comemora os 184 anos de sua existência. Celebrar o aniversário de criação de uma Instituição que caminha a passos largos para ingressar em seu terceiro século e motivo de intensa alegria, não apenas para os seus integrantes mas para toda a sociedade baiana.
Esta sociedade, que em verdade é o motivo maior do nosso labor diuturno, pode hoje observar em cada um dos municípios baianos, mesmo naqueles mais longínquos, a presença dos nossos policiais militares, atentos a cada instante, para ofertar a cada cidadão um serviço eficiente que possibilite a todos desfrutar em sua plenitude do inestimável bem, que recebe a denominação de segurança pública
O aniversario de nossa Corporação não poderia ser momento mais propicio para também celebrarmos os nossos valores institucionais. E com imenso orgulho e satisfação que servimos a esta quase bicentenária Policia Militar, que em seu trabalho proficiente, busca a cada novo dia reavivar, tanto para os seu integrantes, quanto para a sociedade em geral, os princípios fundamentais, que devem nortear e orientar cada uma de nossas ações em defesa do povo baiano.
Como é bom poder compor uma tropa de profissionais dedicados de corpo e alma as missões que abraçam, que somente dão por concluídas suas tarefas quando os resultados já se confundem com o sucesso.
Uma Policia Militar que em seu próprio estatuto registra de forma indelével, seus valores institucionais e busca aprimorá-los a cada instante, somente pode trazer orgulho aos seus componentes.
Princípios que honram a dignidade da pessoa humana. A disciplina, a hierarquia, e a solidariedade são os pilares que possibilitam edificar uma sólida construção, pronta a abrigar aos que pugnam pelo justo e pelo bom.
Ao mesmo tempo adverte que não se presta para acolher àqueles que, construindo uma distorcida ética própria, buscam auferir benesses despropositadas.
Nesta casa a recompensa maior não está na pecúnia. Verdadeiramente materializa-se na convicção de fazer o melhor em prol do povo ao qual temos o dever de servir.
Imbuídos deste propósito, cultivamos firmemente os valores da lealdade, da honradez e da seriedade profissional, cônscios de que, assim agindo, alcançaremos o retorno gratificante da certeza do labor cumprido.
Aqueles que se afastam dos nossos valores maiores, podem até contar, temporariamente com uma sombra que os proteja, porém, trilhando caminhos que diferem daqueles originalmente traçados, cedo ou tarde, saberão que não são parte desta família miliciana.
É nosso dever honrar uma Instituição como esta. E a melhor forma de fazê-lo é dela bem cuidar, para que cresça de forma salutar, em harmonia com seus integrantes de ontem, de hoje e do amanhã, bem assim, com toda a sociedade. Zelar para que a Policia Militar da Bahia evolua em harmonia é também prover seus recursos de forma responsável.
Parabéns à nossa Policia Militar da Bahia!Parabéns a todos que, em seu labor continuado,ajudam a dar seguimento a tão nobre historia, escrita página a página, dia após dia, com suor e lagrimas, honra e alegria, a genuína arte de trabalhar para servir.
Jamais nos esqueçamos de que as pessoas seguem suas vidas, porém, as instituições perduram ao logo do tempo, e nelas ficam registradas as suas ações. Sem perder de vista esta certeza inexorável, é que devemos trabalhar sempre para fazer o melhor, pois esta é a obra que legamos àqueles que virão.
Parabéns Milícia de Bravos! Sucesso a todos, sempre na certeza de estarmos prontos para outras tantas vitórias.
Carlos Mauricio Nunes dos Santos – Ten Cel PM
Comandante do 8° BPM
Reportagem: Aelson Souza
Fotos : Joelson Ãngelo/Atlantica News
0 comentários:
Postar um comentário