GALERIA DE FOTOS - ELITE EM FOCO - POR FIEL

Capitania dos Portos inaugura nova sede e amplia atendimento


Nova sede da Capitania dos Portos - Porto Seguro
Foto: Divulgação/RP1
PORTO SEGURO - No próximo dia 26, será inaugurada a nova sede da Capitania dos Portos, de Porto Seguro. Com um investimento de aproximadamente R$ 700 mil, disponibilizados por meio de uma parceria com a Veracel Celulose, Aracruz e Companhia de Navegação Norsul (Norsul), a nova sede contará com instalações apropriadas para oferecer mais qualidade no atendimento à comunidade como, por exemplo, salas para a realização dos cursos de Aquaviário (necessário para a retirada de habilitação para operar embarcações). O atendimento tem hoje 4.011 cadastrados (2.874 pescadores e 1.137 no grupo de marítimos). Para 2009 ainda estão previstos mais seis cursos na área, com uma média de 30 alunos cada.
A reestruturação da sede possibilitará a elevação do status de agência para delegacia, refletindo num aumento em sua guarnição e nos serviços oferecidos em sua área de abrangência. “O processo já foi aprovado pela Alta Administração Naval. Provavelmente, a elevação ocorrerá no início de 2010”, revelou o capitão-tenente Manoel Antônio Cruz.
De acordo com o capitão-tenente, as novas instalações, por se localizarem as margens do Rio Buranhém, permitirão mais agilidade no deslocamento da equipe de inspeção naval na fiscalização, no atendimento a denúncias e para prestar salvamentos em casos de acidentes. Além de possibilitar a oferta de um melhor atendimento à família naval, com a chegada de um médico para prestar serviço em um local adequado.
A Capitania dos Portos de Porto Seguro é responsável por uma área de fiscalização marítima de 350 quilômetros da costa da Bahia, entre os municípios de Belmonte e Mucuri, atendendo a 21 municípios desta região. Segundo o capitão-tenente, hoje a agência de Porto Seguro tem cadastradas 5.376 embarcações na região (entre esporte, pesca e rebocador/empurrador). “Esse controle de embarcações é necessário para que possamos fazer cumprir a legislação, que regula os tráfegos marítimo, fluvial e lacustre. Realizando inspeções, vistorias, auxiliando nos salvamentos marítimos, garantindo a segurança nas navegações e da vida humana, e contribuindo para a prevenção da poluição hídrica, proveniente de embarcações. Levando sempre em consideração o lema da Capitania: Mar seguro onde o Brasil começou!”, explicou Cruz.
Com Informações Radar 64

0 comentários: