GALERIA DE FOTOS - ELITE EM FOCO - POR FIEL

Rally dos Sertões: maratona de carros e motos chega à Bahia

Especial de Luís Eduardo Magalhães - O Rally dos Sertões 2009 chegou à Bahia no quinto dia, já na metade da competição. A cidade de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste do Estado, recebeu pela primeira vez o evento, que nesta segunda-feira, 28, segue para Barra, na etapa maratona, onde não é permitido apoio, os competidores com problemas com os veículos terão que dar um jeito de chegar em Petrolina, em Pernambuco, na quarta-feira.
Luis Eduardo Magalhães teve uma etapa Super Prime, aquela em que os pilotos dão uma volta em um circuito assim que chegam. A exibição no parque de exposições levou milhares de pessoas ao local. O rali é um dos esportes mais populares na região.
O município, que já se chamou Mimoso do Oeste, tem 50 mil habitantes e a décima economia da Bahia. Logo na chegada, é possível ver fazendas com grandes plantações. A região é responsável por 60% da produção de grãos do Estado e abriga cerca de 20 multinacionais.
Na cidade vivem diversos gaúchos, pessoas que migraram para Luis Eduardo Magalhães há cerca de 20 anos para trabalhar na agricultura. Talvez por isso, as lojas esportivas tenham vitrines com manequins vestindo as camisas do Grêmio e do Internacional, e não do Bahia e do Vitória.
Dos sete pilotos que representam a Bahia no Rally dos Sertões, três são de Luís Eduardo Magalhães. Todos gaúchos. O mais conhecido deles é João Franciosi, que em 2006, foi campeão do Rally dos Sertões nos carros. Este ano Franciosi ocupa a sexta colocação no acumulado dos cinco dias de prova. Ele pilota ao lado do navegador Rafael Capoan. O melhor tempo dos carros, neste domingo, foi da dupla da Volkswagen, Nasser Saleh Al-Attiyah (Qatar) e Timo Gottschalk (Alemanha), que estão voando baixo com o Touareg. Nos 301 km de especial, conseguiram uma média de velocidade de 119,9 km/h, e seguem liderando o acumulado das cinco etapas. O atual campeão do Rally dos Sertões nas motos, o brasileiro Zé Hélio, terminou a especial mais líder do que nunca. Ele fez novamente o melhor tempo, com 2 horas, 30 minutos e 37 segundos
com informações:Diana Gomes, do A TARDE

0 comentários: