Fornecer orientação, assessoria e consultoria aos novos investidores italianos, prestar serviços às comunidades italiana e brasileira de Porto Seguro, divulgar a cultura italiana no sul e extremo sul da Bahia, divulgar a Costa do Descobrimento na Itália, e estabelecer convênios em favor dos associados. Estas são algumas das finalidades da "AIB-Associação Italo-Brasileira de Porto Seguro-Anita Garibaldi", fundada no dia 26 de maio no auditório do Hotel La Torre, na praia de Mutá de Porto Seguro.
Depois de muitos anos de troca de idéias em mesas de bar, finalmente uma entidade que reúna a comunidade italiana da Costa do Descobrimento e ainda o Sul e Extremo Sul da Bahia, virou realidade. Mais do que isso, durante a assembléia prevaleceu, por larguíssima maioria dos fundadores presentes, a tese de que a associação será aberta a todas as nacionalidades, com iguais direitos e deveres. Uma demonstração concreta que a entidade nasceu para construir pontes de comunicação e integração e não muros de isolamento.
"Queremos poder auxiliar os novos italianos que chegam, assim como fornecer serviços aos que aqui residem, italianos ou interessados na nossa cultura de uma forma geral", enfatizou o Presidente eleito da entidade Luigi Rotunno. "pretendemos ser uma voz capaz de formular propostas, viabilizar projetos e, quando for necessário, cobrar medidas e iniciativas, com responsabilidade e determinação, não mais como indivíduos separados, mas como grupo organizado e econômicamente representativo ", acrescentou Luigi "mas a nossa preocupação foi também estabelecer formas de integração entre as comunidades e divulgar a cultura italiana na região".
A assembléia dos fundadores decidiu homenagear Anita Garibaldi, mulher de Giuseppe Garibaldi, justamente por representar um amor famoso entre uma brasileira e um italiano, que ultrapassou fronteiras em nome do combate pela liberdade e para os ideais nacionais. Entre as iniciativas mais pedidas pelos fundadores consta a criação de um curso de italiano para crianças e adolescentes, para poder transmitir às novas gerações o idioma italiano, oral e escrito, seja para facilitar a participação deles a eventuais estudos na Itália, seja para o futuro acesso ao mundo do trabalho, numa região onde a presença italiana é cada vez mais forte.
Os fundadores resolveram também nomear Giuseppe De Giovanni presidente honorário, por ser um decano da imigração italiana, chegando em Curitiba em 1953 de navio e por conquistar todo mundo em Porto Seguro com sua simpatia e bom humor. Na reunião foi decidida também a criação de um setor esportivo, e de uma biblioteca, com acervo de livros em italiano, dedicada a Marcello Cambiaso um genovês que foi o primeiro a emprestar seus livros aos amigos e até aos simples conhecidos amantes da leitura, nas mesinhas do café do Shopping Avenida.
Associação Ítalo-brasileira Anita Garibaldi é fundada em Porto Seguro
O evento foi neste sábado no Hotel La Torre.
Presidente, Luigi Rotunno, no Conselho Diretor foram eleitos os vice-presidentes Antonio Alberghini e Maurizio Silvestre. Ulisse Baggi é o secretário geral, Renilda Baldanzi é diretora financeira, Andrea Cioni diretor esportivo e Ennio Vescovini bibliotecário.
O Conselho Deliberativo, coordenado por Giovanni De Vita é integrado por Antonio Matrella, Francesco Sottilaro, Rino Baldanzi e Franco Valdrè. O Conselho de Ética será presidido por Francesco Goia e formado por Flavio Lucchini, Cristina Vignale, Caterina Tassi e Luciana Navarro. , além de Renilda Baldanzi, inclui Stefano Cló e Lambros Raptis.
4 comentários:
Como faço para entrar em contato com o pessoal da associação citada?
Abraço!
Angelica Herzog
73 9993 8055
angelica.herzog@hotmail.com
mando un abbraccio "bem apertado" ad Antonio Alberghini, l'anima dell' Associazione per la quale ho avuto il privilegio di proporre il nome che è stato poi scelto: "Anita Garibaldi"
Saudade do cais, da passarella do alcool, da rua do mangue, dei colori e dei profumi di una terra magica
Como faço pra entrar em contato com o sr. Francesco goia?
Postar um comentário