Taekwondo muda história da vida de crianças em risco social em Porto Seguro
Há esperanças para crianças de Porto Seguro que se deparam, cotidianamente, com situações de vulnerabilidade, à margem da desigualdade social, proliferação das drogas e violência.
Crianças abraçadas pelo Projeto Social - Esporte Para Todos, desenvolvido pelo professor de Taekwondo, Flávio Porto (2º DAN), da academia Porto Sport, ligada à Hwarang Do, revelam ter aprendido bem as técnicas de defesa e ataque, mostrando no dia-dia muita garra para enfrentar os desafios da vida.
Mesmo com dificuldades para viajar e para pagar taxas de inscrições, uniformes e equipamentos, têm conquistado excelentes resultados nos tatamis de campeonatos municipais, estaduais e nacionais, e, sobretudo, no social.
Os benefícios desse trabalho voltado para o exercício da cidadania, além de incentivar a atividade esportiva, prioriza o estímulo aos estudos seculares, disciplina em casa, princípios, concentração e determinação. "Se acreditarmos nos sonhos e irmos à luta, nada pode nos barrar", define Flávio Porto, como um dos princípios que usa para estimular os alunos.
Valéria de Jesus: ex-moradora da favela da Feirinha se destaca na Bahia
Valéria de Jesus, a loira como é mais conhecida (9 anos) prova a Porto Seguro que é uma verdadeira lutadora nos tatamis e na vida. Digna de muitas vitórias, tem conquistado respeito dos colegas com os quais treina todos os dias e reconhecimento no cenário baiano de Taekwondo.
Há quase dois anos participando das aulas do projeto social ministrado pelo professor Flávio Porto, Valéria surpreende a cada campeonato. No início do ano, conquistou duas medalhas de ouro na Copa Pataxós, em Coroa Vermelha. Em agosto, em Salvador, conquistou o primeiro lugar na categoria kyrugui (luta) do maior evento da modalidade no Estado, o Campeonato Baiano. A vitória mais recente foi no Open Porto Seguro Taça Independência, no dia 6 de setembro, onde conquistou duas medalhas de ouro, nas categorias kyrugui e poonsae (formas) e o Troféu Melhor Técnica de Poonsae.
Sua mãe, dona Lindiomária de Jesus, que cria a filha sozinha, diz que desde quando a menina começou a treinar, melhorou nos estudos e anda mais obediente, mas, sobretudo, mais confiante no futuro, otimista e alegre. "Estou orgulhosa da minha filha, que mesmo após termos nossa casa demolida, na favela da Feirinha, durante ação judicial de restituição de área ao município, no final de agosto, ela não se abateu. Ficou triste, mas por pouco tempo, e logo já quis voltar aos treinos, mesmo morando na casa de parentes no bairro Cambolo, distante do centro, arrumou um jeitinho de ir à academia", explica
Valéria, muito segura de si, diz que no futuro pretende ser professora de Taekwondo, fazer faculdade de Educação Física e trazer muitos títulos para Porto Seguro e para a Associação Hwarang Do, a maior da Bahia. "Para isso, preciso de patrocínio", sorri a menina, com jeito maroto.
Troféus e medalhas marcam trabalho social
Os atletas do projeto social Esporte Para Todos, desenvolvido no centro e na Cidade Histórica, pela Academia Porto Sport, do professor Flávio Porto (2º DAN) foram homenageados no dia 1º de setembro, pela Associação ProDescobrimento que patrocinou noite do sorvete, no Shopping Rio Mar, para os atletas e seus familiares, que conquistaram medalhas no Campeonato Baiano de Taekwondo 2009.
"Das 16 medalhas que os alunos trouxeram, oito foram de ouro e oito de prata", comemora o professor Flávio, que aproveita para destacar o sério trabalho das demais academias da cidade, como a do mestre Romildo (4º DAN) que conquistou seis medalhas de ouro e a do mestre José Amauri (5º DAN), que conquistou três de ouro e duas de prata.
Flávio Porto explica que esse resultado é fruto de intensos treinamentos realizados nas academias, desenvolvidos pelos alunos desde o ano passado. "Eles também realizaram séries de exercícios ao ar livre para estimular a agilidade, corridas na orla norte e na escadaria da Cidade Histórica e estudaram muita técnica", conta o professor.
A equipe do projeto Esporte Para Todos, da Academia Porto Sport, contou com o patrocínio da empresa Porto News, que viabilizou uma Van para o transporte dos alunos, além das empresas Mamas Gril, Porto Elis, LOD suprimentos, Checon e Point Açaí. A festa de homenagem contou com o apoio da advogada Sinnédria Dias, Amo Te Porto, Café Italiano e Sorveteria D'nalds.
Em menos de um mês, os alunos desse projeto apresentaram significativos resultados no 3º Open Taekwondo Taça da Independência, com a conquista de 18 medalhas de ouro, 7 medalhas de prata e 1 de bronze, além do Troféu de Melhor Técnica de Luta, conferido a Mateus Garcia, e o Troféu Melhor Técnica de Poonsae, à Valéria de Jesus – a galega, que está mostrando que boa vontade de quem pode ajudar e garra de quem quer crescer fazem toda a diferença.
Hwarang Do: história de luta em prol da cidadania
A Hwarang Do é uma associação voltada ao esporte olímpico Taekwondo há 14 anos, que conta com 60 faixas pretas e mais 900 atletas associados na Bahia. Desde sua fundação, em Salvador, desenvolve trabalhos sociais priorizando os princípios de respeito, hierarquia, disciplina, filosofia, visando à formação do caráter do aluno.
O presidente da Associação e presidente da Federação Esportiva Baiana de Taekwondo, José Carlos Teixeira (grão mestre 7º DAN), conta que nos seis 30 anos dedicados a esse esporte, tem acompanhado significativos reflexos desses princípios no cotidiano dos alunos. "Após adotar a prática do Taekwondo, as crianças apresentam mais dedicação e desenvolvimento nos estudos, já os pais de adolescentes relatam que os filhos passaram a ter mais atenção, disciplina e solidariedade dentro de casa", explica o grão mestre.
Ciente dos benefícios no exercício da cidadania para o indivíduo praticante do Taekwondo, o grão mestre José Carlos diz que a Hwarang Do herdou da Associação de Taekwondo da Bahia, um projeto social, iniciado junto a Sudesb, no estádio Fonte Nova, em Salvador, com 400 crianças que viviam em risco social. "Tão logo demos seqüência ao trabalho percebemos que ao completar 16 anos, no auge técnico, o atleta era desligado do projeto. Por isso, passamos a transferi-los para as atividades desenvolvidas no Clube de Regatas Itapagipe.
Aulas técnicas, treinamentos e atividades voltadas à cidadania são oferecidas por esse projeto a partir de profissionais voluntários, tais como nutricionista, psicóloga, advogado e assistentes sociais. "Todos praticantes de Taelwondo", comemora José Carlos.
Esse trabalho é desenvolvido até hoje, na sede da associação e em seus núcleos na capital, bem como nos municípios de Guanambi, Caitite, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passe, Candeias e em duas academias de Porto Seguro.
Verônica Menezes – Jornalista (73) 8812 4827
Ascom Academia Porto Sport (73) 3288 – 2033
Rua Rui Barbosa, 55 - Centro
0 comentários:
Postar um comentário