|
|
Empresas da Costa do Descobrimento e Bonito recebem o selo do Tour da Experiência
|
|
Representantes do IMB, Sebrae e Ministério do Turismo foram aos destinos vivenciar as experiências únicas oferecidas pelos empreendimentos
|
Construído sobre um deck de madeira a beira mar e próximo a um rio, o tranquilo Restaurante Maria Nilza, figura carismática que atende pessoalmente os clientes, serve variados pratos típicos, além de ótimos drinks. Com redes na varanda para um cochilo após o delicioso arroz de polvo, o local ainda oferece o famoso Banho Encantado das Deusas, regado com ervas aromáticas e sais minerais.
|
|
|
Experiências como essa foram vivenciadas por representantes do Ministério do Turismo, SEBRAE e Instituto Marca Brasil, que, de 8 a 10 de fevereiro, realizaram uma visita técnica à Costa do Descobrimento, que compreende as cidades de Porto Seguro, Santa Cruz da Cabrália e Belmonte, no extremo sul da Bahia.
Nos três dias de visita, 16 empreendimentos foram analisados com o objetivo de inspecionar se os produtos e serviços elaborados estão de acordo com o tema escolhido pelo destino – A cada chegada uma nova descoberta – e com o conceito do projeto Economia da Experiência, que visa inspirar, satisfazer e surpreender o turista por meio da cultura, história, artesanato e gastronomia locais.
No Hotel Terra Mater, por exemplo, um dos 15 estabelecimentos que conseguiram o selo de participantes do Tour da Experiência, toda a decoração é feita com artefatos genuinamente indígenas, como arcos, flechas e tupsai – vestimenta típica dos índios que pode ser usada pelo hóspede. No café da manhã, delícias locais com ingredientes da região, como a banana da terra e aipim cozido estão à mesa, além da tapioca, que pode ser feita pelo próprio turista.
|
|
|
Para a diretora executiva da agência de viagens Pataxó Turismo, Maria Luisa Cruz, as mudanças vindas com o projeto são grandes e muitas. "Com a implementação do Economia da Experiência, tivemos mudanças não só estruturais, o que já seria muito importante, mas, sobretudo, ocasionou mudança generalizada de sentimentos, de reconhecimento e valorização histórico cultural da região, a humanização das relações, a criação de laços comerciais entre os participantes antes inexistentes, a descoberta do outro quanto parceiro, o entendimento que podemos oferecer ao nosso cliente sempre algo a mais e finalmente a internalização de que os momentos aqui vividos por eles precisam ser realmente inesquecíveis e memoráveis", explica.
|
|
|
O outro destino visitado no mês de fevereiro, de 22 a 25, foi Bonito/MS. Famosa pelas águas límpidas e transparentes, cachoeiras, grutas, cavernas e dolinas, a cidade, internacionalmente conhecida por ser um pólo de ecoturismo, escolheu como tema "Mergulhe nessa emoção". Na pousada Águas de Bonito, natureza, conforto e cultura se misturam. Com direito à piscina e hidromassagem, os hóspedes também têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura local, apreciando a merenda pantaneira, um chá da tarde recheado de quitutes da culinária regional com apresentações de música e histórias.
|
|
|
O Taboa Bar, outro empreendimento participante do projeto, estruturou para visitação a fábrica onde é engarrafada a bebida típica da região, que leva o nome do bar, a Taboa – resultado da mistura de cachaça, mel, canela, guaraná em pó e outras ervas naturais. Lá, é possível participar da confecção artesanal da embalagem das garrafas com a palha Taboa.
|
|
|
Para a proprietária do Taboa Bar, Andrea Fontoura, o projeto Economia da Experiência veio para relembrar as pessoas de como se tratar com mais carinho e respeito o que comercialmente já deu certo. "Com o tempo perdemos algumas coisas. Pequenas coisas que fazem parte do local e que foram mostradas de uma forma encantadora. Faz diferença. Acho que ainda precisa ser despertado em cada um o respeito e a valorização pelos produtos da região. Temos produtos muito bons que devem ser colocados juntos. E valorizados juntos para que se crie a historia e cultura local. Vendermos o nosso destino e o que ele tem de melhor", afirma.
|
|
|
|
|
Nos dias 10, 11 e 12 de março, será realizado, em Bento Gonçalves (RS), o Encontro Nacional dos Empreendedores. Mais de 90 empresários de Belém, Costa do Descobrimento, Bonito, Petrópolis e Região da Uva e do Vinho já confirmaram presença. Estarão no evento, também, consultores do projeto nesses destinos, os gestores locais e a equipe técnica do Ministério do Turismo, Sebrae Nacional, Instituto Marca Brasil e SHRBS (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares) da Região da Uva e do Vinho, além da participação de Marcelo Tas, do programa CQC, como um dos palestrantes.
O evento tem como objetivo incentivar a criação da rede nacional dos empreendedores participantes do Economia da Experiência nos cinco destinos contemplados, estimular a troca de experiências, debater sobre a sustentabilidade do projeto, fazer o treinamento do portal do Tour da Experiência e repassar aos participantes as práticas observadas durante a viagem de Benchmarking a Las Vegas.
Saiba mais sobre as experiências que podem ser vivenciadas acessando www.tourdaexperiencia.com e projetoee.blogspot.com
|
|
|
|
|
|
|
|
|
0 comentários:
Postar um comentário