Dando prosseguimento ao programa de educação continuada e qualificação desta Unidade, será realizado no período de 23 a 27.07.2012, no horário das 08 às 12 e 14 às 18 horas, na sede do Grupamento, situado à Estrada do Aeroporto, nº 718, Cidade Alta, Porto Seguro – Bahia, o Curso de Resgate Veicular (CRV), que capacitará 30 (trinta) bombeiros militares de Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Itabuna e Salvador em técnicas de corte de estruturas veicular para remoção de vítimas presas às ferragens de automóveis colididos.
O CRV abordará temas como Elementos Estruturais dos Automóveis, Princípios de Resgate, Ferramentas e Equipamentos de Resgate Veicular, Gerenciamento de Riscos em Operações de Resgate Veicular, Técnicas de Resgate em Veículos Leves, Pesados e Especiais, dentre outras. O curso será ministrado por oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe, certificados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), com larga experiência nas atividades de resgate a vítimas de acidentes presas em ferragens, já tendo ministrado diversos cursos do gênero nas cidades de Aracaju/SE (5 turmas), Itabaiana/SE (2 turmas), Barreiras/BA (2 turmas) e pela primeira vez no Extremo Sul da Bahia.
De acordo com o Tenente Coronel Braga Neto,em nossa região, cortada por importantes rodovias federais e estaduais (com destaque para as BR’s 101, 367, 418 e 489 e as BA’s 001 e 290) são bastante comuns os acidentes com vítimas presas em ferragens: ___ acidentes em 2010, 58 em 2011 e 11 em 2012 (até o mês de Junho). O objetivo do Curso é justamente dotar o nosso efetivo com os conhecimentos necessários para melhor atuarem nos sinistros dessa natureza, que são de grande complexidade. Foram convidados para tomarem parte na referida instrução o Comandante do Pelotão da Polícia Rodoviária Estadual de Teixeira de Freitas e um integrante do SAMU de Porto Seguro. As instruções práticas com demonstração de utilização de ferramentas para cortes de veículos ocorrerão nos dias 25 e 26.07 (das 09 às 12h/14 às 18) e 27.07 (das 08 às 12h).
0 comentários:
Postar um comentário